As folhas e a amizade


Outro dia partilhei umas linhas a uma amiga aniversariante...

Não poderia deixar passar esta oportunidade tão propícia, a celebração de sua vida, para rabiscar-lhe umas poucas palavras, apesar de achar que o que vou partilhar sirva mais para mim do que para ti. A “imagem da folha” que aqui coloquei é mesmo significativa para mim, pois gosto de usá-la sempre que quero falar da amizade. A folha deve estar unida a arvore, mas bem se sabe, chega um momento que ela tem que se desprender e deixar que o “vento" a conduza para o solo. Lá acontece o processo da morte para que este solo seja outra vez fecundado. Essa morte não faz perder a identidade, porque este adubo vai ao encontro das raízes dessa mesma árvore. Essa morte que gera vida é também o “sim” que damos a Deus! Essa morte fala dos processos da amizade e também pode falar muito de nossas opções e caminhos existenciais.

O “sim a Deus” é um processo vital, porque hoje eu preciso, mais do que nunca, dizer sim ao seguimento de Cristo, à fé, ao amor, à pureza, aos valores eternos, que edificam. Esse sim não é, necessariamente, a uma “estrutura”, embora ela seja importante porque é a forma como Deus escolhe para que o sigamos da melhor maneira. Mas, mesmo não tendo mais a "casa” onde somos alimentados na fé e na fraternidade, no caminho comunitário à santidade, o sim a Deus deve permanecer uma decisão diária. As pessoas “aqui fora” estão morrendo por falta de Deus, asfixiadas em suas próprias escolhas errôneas, mas, ainda assim, todos queremos a felicidade. Por isso é grande a responsabilidade de nós que cremos, para que o testemunho de vida seja uma direção segura para tantas pessoas que cruzam nossos caminhos. Nunca senti tanto a necessidade de ser santo como neste tempo da minha vida. Somente a santidade, traduzida no amor, pode gerar salvação para nós e para os outros.

Tudo isso me leva a crer que a amizade é uma das mais significativas formas de traduzir esse amor. Só devo agradecê-la pelo carinho e pela fidelidade de sua amizade. Uma das maiores riquezas da minha vida é poder contemplar e fazer a experiência de ser cuidado por Deus através de pessoas como você, que aprendeu a amar o amigo por aquilo que é, filho de Deus, não por aquilo que era ou fazia. São amizades assim que nos dizem para “não ter medo” do desprendimento, do “conduzir do vento da providência divina”. A amizade é uma das mais radicais formas de denunciar o amor mesquinho e não constituído de autenticidade. Obrigado pelo seu sim, como pela alegria de sua oferta de vida, por seu amor a Deus e ao Carisma, seu coração sincero e reto. Obrigado por sua esperança nas pessoas, mesmo quando suas opções de vida e caminhos são diferentes. Sempre que a encontro sinto Deus me dizer: “escolha a santidade, filho, porque não desisto de você!” Fazes parte daqueles amigos que acreditam no sonho de Deus para o outro, para o amigo!

Feliz aniversário! Com minhas orações...
Ant. Marcos – fevereiro de 2011

Um comentário: