Em algum momento nos encontraremos...


Também a Semana Santa são dias de silêncio. Confesso que eu desejei muito que esses dias chegassem, não no calendário simplesmente, mas na minha vida, evidentemente. O amor ou os “nossos amores” têm seu objeto. Não há por que traí-los, ainda que sejamos infiéis. Nossas infidelidades não devem justificar a decisão de desistir. Daí que a gente se aproxima de alguns personagens nesses dias santos. Com quem mais você se identificará nesta Semana Santa: com aquele homem que cedeu o jumentinho e cobrou uma explicação dos apóstolos, com Judas, com o dono da casa que cedeu a sala para a ceia, com Pedro, Pilatos, Anás, Caifás, Barrabás, Maria mãe de Jesus, Maria de Betânia, Simão Cirineu, João, José de Arimatéia, o bom ladrão, o mau ladrão? Não sei a sua resposta! Deus te ajudará a viver essa identificação, não como algo simbólico, mas como vivência do mistério, processo de transformação. Que esses personagens nos ajudem na configuração com Jesus. Sim, porque até mesmo quando me sinto um “mau ladrão” tenho diante de mim a oportunidade de ser salvo. Minha liberdade decidirá: murmurar ou pedir que tenha o Senhor misericórdia de mim! No entanto, algumas coisas nos desconcertam porque a lógica desses dias escapa à nossa. A traição de Pedro não foi o fim. Judas foi chamado de amigo na hora da traição. Um malfeitor ganha a salvação nos últimos instantes da sua agonia. Meu Deus, esses dias falam tanto de misericórdia e gratuidade. São dias muito especiais de graça a Semana Santa, especialmente o Tríduo Pascal. Não fiquemos presos às perguntas, ao que não entendemos, muito menos às nossas fraquezas, mas acompanhemos os passos de Jesus, ainda que distantes e tomados de medo. Desejo que você viva bem esses dias, viva-os – como disse Frei Patrício – como sendo o melhor retiro espiritual pra sua vida. É bem verdade que encontramos nesses dias também os nossos “inimigos” e os nossos amigos. Não se trata de uma celebração estéril a Semana Santa, mas de encontros e confronto com as nossas decisões e valores. Em algum momento olhamos o rosto dos que conhecemos. São tão misteriosos esses dias, tão atuais, tão reais..., talvez explique o meu desejo que tão logo eles chegassem. Desejo-te, então, uma feliz Semana Santa! Não sei onde e quando nos encontraremos, só espero que quando isso acontecer, o nosso coração esteja a pensar unicamente na vida do Mestre. A nossa vida não depende dos nossos encontros e desencontros, mas do sim de Jesus. É para Ele que serão atraídos todos os rostos quando for erguido no madeiro da cruz. Nossa Senhora nos acompanhe e nos ajude a viver bem o mistério da nossa salvação. Aquela bendita e esperada manhã de Domingo chegará!
Ant. Marcos – início da Semana Santa 2011

Um comentário:

  1. Desejo o mesmo olhar de Jesus quando viu a Pedro, quando se encontrava com cada pessoa e passava deixando em cada a um a esperança... Não tenho olhado para Ele, meu coração doe, não tenho olhado para ninguém... Mas eu sei que Ele olha pra mim... Esses dias são tão misteriosos não é irmão... Este texto me faz derramar lágrimas, de um desejo tão intenso, de um encontro que tenho me escondido... Obrigada! Sinto Deus ao ler, sinto o seu amor e sinto... minha esperança renascendo...

    ResponderExcluir