Não mais Te pedindo tantas coisas...


Um trecho do livro Jesus de Nazaré (Parte I, cap. 5) me deixou intrigado, pensativo e me levou à oração e meditação, a um diálogo prolongado com Deus. O Papa Bento XVI está discorrendo sobre a Oração do Senhor, especificamente “E não deixeis cair em tentação”, quando, citando Jó, diz que “o homem precisa de provação, para realmente encontrar uma piedade numa sempre mais fundamentada comunhão de ser com a vontade de Deus. Tal como o sumo de uma uva deve fermentar para se tornar um vinho generoso, do mesmo modo o homem precisa de purificações, de transformações, que são perigosas para ele, nas quais pode cair, mas que também são caminhos indispensáveis para chegar a si mesmo e a Deus”. Não, o papa não está falando de amor ao sofrimento, isso não seria a fé cristã. O papa está falando da “purificação do amor”, exatamente porque este amor em nós pode tomar outros rumos e até se tornar irreconhecível. “O amor é um processo de purificações, de transformações...” E cita uma frase de São Francisco Xavier, dita a Deus em oração: “Eu amo-te não porque tu tens o céu ou a terra para dar, mas simplesmente porque tu és meu rei e meu Deus”. Chegar a esta confissão no mais profundo da vida, certamente implicou um caminho de purificações, um caminho de maturação. O que eu posso “ter e receber ou o que eu tinha e perdi”, não é o mais importante, inclusive se o perigo da provação implicou nossa queda, não por ela em si, é claro, mas por causa da nossa liberdade. O mais importante é recomeçar e perseguir essa maturação, pois, ainda que tenhamos fraquejado não quer dizer que Deus tenha nos abandonado com seus favores, mas que misteriosamente deseja que aprendamos definitivamente que o que nos destrói é mesmo o nosso orgulho, não a provação ou mesmo a queda. Seja o que for que me tenha sido tirado, que nunca seja eu afastado da fé e da piedade, do amor a Deus e da certeza de que Ele cuida de mim, ainda que tudo me pareça confusão interior. Sua misericórdia nos reconstrói, porque Deus nunca pode nos querer destruir. E é claro que queremos a terra, porque é bom viver, e queremos o céu, porque é a nossa morada definitiva, a vida feliz por excelência na presença de Deus, mas se não chegamos à experiência de nos sentirmos amados por Deus e respondermos a este amor com liberdade, não obstante nossas fraquezas, tudo isso se torna realidade inatingível para nós, porque passamos a achar que é troca de favores. O amor é um processo de purificações... Tudo o que mais preciso, Senhor, é que não venha eu a te perder de vista na hora da prova, porque Tua fidelidade excede a minha infidelidade. Ajuda-me a encontrar sempre um caminho de saída que dê exatamente na direção do Teu coração, o refúgio na hora da prova e sempre. Teu coração: nossa terra e nosso céu. Reaprendo hoje a "Te amar não mais te pedindo tantas coisas”, mas desejando e pedindo que sejas Senhor da minha vida.
Ant. Marcos

0 comentários:

Postar um comentário