...reaprendendo o que realmente tem valor!


Nesses dias tive a oportunidade de ver pela primeira vez minha linda sobrinha Ana Raissa de um mês de vida e tamanha foram a minha alegria e felicidade. Os pais a trouxeram à casa da avó e não escondiam a alegria em seus rostos. Quando a peguei nos braços, meio que desajeitado, fiquei a contemplar aquela beleza, aquele “pingo de gente”, de olhinhos fechados, toda vestidinha de roseo, fiquei encantado, apaixonado. Só abriu os olhinhos quando o flash da máquina disparou algumas vezes. Deveria estar pensando: “Meu Deus, que luz é esta?” Ou deveria imaginar que se tratasse daquele espaço especial de fama que se tem quando a gente é criança, inclusive, a melhor de todas as famas, porque se trata do amor dos familiares. Trata-se do amor dos que nos esperaram nascer. Como é bom ir ao encontro dos que nos esperam! É tanto que um beija, outra cheira, um aperta, todo mundo quer segurar, é a celebração da vida... E o tio aqui não perdeu a oportunidade, mas ela deve ter me dito: “Tio, num sabe nem me segurar!” (rs!). Perdão! O tio está reaprendendo a segurar com cuidado o que realmente tem valor! Será que ela entendeu? Eu penso que sim! (rs!) O fato é que todos nós, de alguma forma, sabemos da imensa alegria de se ter na família as crianças, escola de aprendizado e sinceridade, oportunidade de sairmos de nossa mesquinhez e fechamento, ocasião de renovação da esperança, porque cada criança é fruto do amor de Deus, é sinal da pureza, da inocência, da fragilidade, do poder do Criador; cada criança nos devolve a sensibilidade ao que é belo e nos faz ter saudade do céu, porque viver é caminhar para o céu; cada criança é um grito do amor de Deus a nos dizer: tens a oportunidade de recomeçar, de sair de si para os outros, porque a vida nunca pode perder a sua surpresa, a sua doação e seu misterioso desígnio e necessidade de voltarmos a ser como criança. Ana Raissa é para mim o melhor presente da Quaresma de 2011. Nos minutos que a olhava em meus braços tantas coisas se passavam em meus pensamentos. Em segundos se deu o “flash de minha vida!” Quanto desejo de ser melhor, de ser um homem de Deus, de amar e servir mais às pessoas, de ter uma fé inabalável. Mesmo assim, obrigado Senhor, pelo dom de minha vida até aqui, pela incomparável oportunidade de tê-Lo encontrado, mesmo que meu coração ainda não seja como o de Ana Raissa, “coração de criança”. Vê-la me renovou a urgente necessidade de conversão e de perseguir cada dia a Tua santa vontade. Obrigado, Senhor, pela linda Ana Raissa em meus braços, sinal da Tua presença na minha vida. Do mesmo jeito que me colocas nos teus braços confortáveis, nos quais durmo tranquilo, ensina-me a fazer da minha vida um lugar de descanso para os outros, ainda que “meio desajeitado”, mas sem nunca perder a oportunidade e a coragem de favorecer o encontro entre os que passam na minha vida com os Teus braços de Pai.
Ant. Marcos – Quaresma 2011

Um comentário:

  1. Parabéns pela sobrinha. É muito fofa. E Deus é tão maravilhoso que nos permite partilhar da vida do outro. Feliz de quem reaprende os valores maiores, entre eles, o dom da Vida, mas é preciso saber viver... E nestas linhas eu aprendo com você, essa arte de viver, tão profundamente a ponto de sempre reaprender...

    Abraços...

    ResponderExcluir