Quem é este homem?

Quando Jesus entrou em Jerusalém a cidade inteira se agitou, e diziam: “Quem é este homem?” (Mt 21, 10). Confesso que isso me assustou, essa reação do povo. Uma cidade tão barulhenta, de peregrinação contínua, de grandes festas, de “messias”, por que a pergunta sobre Jesus? Confesso que também me assustei com sua ideia de entrar na cidade montado num jumentinho, que coisa ridícula! Caminhei ao lado deste homem, presenciei curas, milagres, ressurreições, fatos extraordinários e fiquei desconcertado diante de suas sábias palavras e da sabedoria com que se livrara tantas vezes de opositores. Agora, chegando aqui, querendo com ele a fama, esperando uma entrada gloriosa, ele me surpreende com sua decisão. As coisas começam a ficar confusas na minha cabeça, mas, pra minha surpresa, as pessoas o aclamam “bem aventurado aquele que vem em nome do Senhor!” Que estranho. Essa sua pobreza, essa maneira de viver o reinado parece mostrar uma força escondida e despertar anseios e desejos. Achei que conhecia aquele com quem partilhei noites e dias da minha existência e agora meu coração começa a perguntar também: “Quem é este homem?” Será mesmo que eu o conhecia? Mas estávamos juntos de Nazaré até aqui, será que fiquei tanto tempo ao lado de Jesus sem conhecer realmente sua identidade, seu coração, suas intenções? “Quem és tu, Senhor? Quem sou eu?” Para que nos trouxe a esta cidade? O que vai acontecer conosco? Estou com medo! Seja lá o que for eu só te peço uma coisa, Senhor: não deixe que eu volte atrás, ainda que eu te negue! Permita-me viver os teus mistérios! Eles me assustam, confesso, mas eu quero viver a tua páscoa, minha páscoa, quero te conhecer verdadeiramente, e se para isso tenho que passar pela Paixão e Morte, sustenta-me. Só Te peço isso: sustenta-me!
Ant. Marcos – Domingo de Ramos 2011

2 comentários:

  1. Como um Ser de aparência tão simples e frágil pode carregar dentro de si tanta força e vitalidade?!
    Ler cada palavra,cada linha, cada parágrafo,cada texto, me mostra como a vida pode ser tão simples e bela de ser vivida sem ao menos se perder a inspiração e a aventura de ter vivido. Tuas palavras me faz sentir viva,me faz ver o mundo além do que minha visão alcança e o mais importante ;me faz ficar mais próxima de Deus.Todas as vezes que leio algo que você escreve,tenho sempre uma certeza,que não é você tão puro e simplesmente um Ser-Humano,mais uma força Divina que Entra pelo seu cérebro,passa pelos seus lábios,toca teu coração de uma forma tão Linda e suave que passa para aqueles que lêem a impressão que Foi Deus que de leve segurou na sua mão e lhe ensinou a escrever como uma mãe que segura na mão de seu filho para ensinar as rabiscar as primeiras palavrinhas. Gratidão, Antônio Marcos por suas palavras inspiradoras.

    ResponderExcluir
  2. Martinha, a Paz!
    Quero agradecê-la pela presença no Blog e tão forte, belo,profundo comentário! Confesso que nunca ouvi isto de alguém e só posso bendizer a Deus que se utiliza deste "vaso de argila" e realiza a Sua obra, de forma que muitas vidas são edificadas. Testemunhos como o seu não devem gerar em nós altivez, vaidade, por achar que simplesmente somos nós que realizamos. Como disseste bem, é "uma força divina", é a graça de Deus que opera através dos próprios dons que recebi de Deus. Obrigado Martinha! Quero sempre dar de graça o muito que recebi, e não como simplesmente "partilha", mas como partilha-fruto do que acontece aqui dentro de mim, vivido em Deus. Um grande abraço. Reze por mim. Rezo por ti.

    ResponderExcluir