O silêncio das palavras... as palavras do amor!


A vida de São José foi sempre muito intrigante para mim. Lembro de muito cedo, ainda quando comecei a manusear as páginas da bíblia, logo me despertou a curiosidade pelas palavras de José. Mas, pra minha frustração, não as encontrei em lugar algum. Sem compreender ficava a perguntar-me o porquê de seu silêncio. Por que Deus escondeu José? Por que José aceitou esse escondimento? Por que Maria não reclamava a José para que falasse alguma coisa, afinal, no seu tempo não eram os homens que mais falavam e já as mulheres quase nada podiam dizer? Lembro que até julguei os evangelistas por eles não terem escutado suficientemente o Espírito Santo (mas já pedi perdão a Deus e a eles por esta heresia), pois sempre achava injusto esse silêncio de José. Mas foi a contemplação de Deus na vida de José e de suas ações que me fez entender um pouco essa sua kenosis. Aliás, Deus nos ensina sobre o silêncio de José quando nos manda contemplar o exercício e a força do amor na vida deste varão, homem justo: amor que sabe cuidar, servir, proteger, promover, educar pelo testemunho... Quem vive assim não tem muita necessidade de palavras. O amor não espera reconhecimento, não briga pelas palavras, pelos discursos, pelas retóricas, apenas quer amar. Ao longo desses anos conheci e convivi com muitos homens, amigos, irmãos, celibatários, padres, esposos, pais que vivem esse tipo de amor. E aqui entre nós, é muito intrigante, desconcertante, estimulante, melhor falando, é experiência de conversão! Mas, chega de palavras! Eu só quero dizer que amo a São José e que sou muito grato pelo silêncio de suas palavras... pelas palavras do seu amor! Deus me ajude e ajude a você que agora lê essas linhas a vivermos essa virtude. Rezo ainda a São José por todos os esposos e pais para que aprendam o segredo das palavras do amor que cuida, que ama até o fim.

“São José, a vós nosso amor. Sede nosso bom protetor, aumentai o nosso fervor”.

Ant. Marcos – 19 de maço de 2011

0 comentários:

Postar um comentário